Planeie cedo a sua reforma

01-07-2011 08:00

Quando se trata de planear a sua reforma, a teoria dos três pilares sugere que o rendimento na terceira idade poderá incluir uma pensão paga pela Segurança Social (1.º pilar), pelas pensões ou completamentos de pensões pagas por empresas ou por outras entidades patronais (2.º pilar) e pela poupança familiar acumulada (3.º pilar).

A proporção do rendimento de cada uma destas três fontes depende do seu historial profissional e da sua propensão para poupar.

Se tem uma idade superior a 45 anos, é altura de começar a poupar uma parte do seu rendimento mensal para garantir essa reforma complementar, tendo em atenção os seguintes pontos:

Se trabalha por conta outrem, verifique cuidosamente as possibilidades da empresa lhe oferece.
Se trabalha por conta própria (ou se a empresa não lhe oferece um esquema de reforma), prepare desde já a sua própria reforma, prepare desde já a sua própria reforma.
Se a pensão de reforma que a sua empresa lhe oferece não o satisfaz, complementa-a com a sua poupança, juntando-a ao plano de reforma oferecido pela sua empresa ou iniciando um plano diferente.
Pode, no entanto, preferir investir a totalidade ou a parte da sua poupança de longo prazo noutro tipo de investimento, em alternativa a investir num plano de poupança-reforma.  

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário