Dar um sinal em dinheiro

15-01-2011 14:30

Quando você dá um sinal em dinheiro por qualquer coisa que quer comprar, fica ligado contratualmente ao comerciante: ele fornecer-lhe-á os bens acordados e você pagará o restante. Se mudar de ideias, perde o sinal e o comerciante tem o direito a ficar com o bem, ainda que ele já tivesse sido entregue. Pelo contrário, se o vendedor não cumprir o contrato, terá de pagar o sinal em dobro. Se o comerciante falir, é provável que você perca o sinal, por isso:

  • Evite, sempre que possível, dar qualquer sinal em dinheiro. Faça-o apenas em casos que impliquem determinados riscos para o comerciante - marcação de férias ou encomenda de um artigo feito propositadamente para si, por exemplo.
  • Dê um sinal em dinheiro apenas em estabelecimentos com boa reputação e evite fazê-lo em lojas que tenham aberto há pouco tempo.
  • Não se deixe enganar dando um avultado sinal de entrada contra promessa de desconto, pois esse é, de um modo geral, mais que compensado pelo que a empresa ganha com um sinal avultado.