Crie gráficos no Excel

02-01-2011 08:30

Utilize barras e colunas

Digite os dados

Antes de fazer o gráfico, tem de se ter os dados suficientes para trabalhar. Digite as quatro colunas de dados e os cabeçalhos de acordo com a figura acima.

Use o Wizard de Gráficos

Seleccione as cédulas A2-D8 (isto inclui os cabeçalhos e não os totais) e active o Wizard de Gráficos. No primeiro passo, seleccione Colunas como o tipo de gráfico e depois Colunas Agrupadas como o primeiro subtipo. Clique em seguinte.

Passos seguintes

No passo 2 do Wizard, clique em Seguinte para seleccionar as definições preconfiguradas. No Passo 3, escreva os títulos para o gráfico e os dois eixos. Clique em Seguinte para continuar. No passo final do Wizard, seleccione como objecto na folha 1 e clique em finalizar.

Altere o tamanho

Quando o gráfico aparecer na sua folha de cálculo, clique em cima dele e utilize os pontos de ajuste para o redimensionar. Para o mover, mantenha o seu rato sobre o gráfico e arraste-o para uma nova posição na folha de cálculo.

Altere o tipo

Para ver o aspecto final do gráfico como gráfico como gráfico de barras, clique no mesmo gráfico e no botão de Wizard de Gráficos que se encontra na Barra  de Ferramentas. O Wizard  é iniciado de modo a fazer alterações que achar necessárias. Escolha o tipo de barras e seleccione Barras Agrupadas na lista de subtipos.

Veja o resultado final

Uma vez feitas as alterações clique em Finalizar para ver o novo gráfico. Um gráfico de barras semelhante a este é muito útil quando se tem descrições muito longas: deste modo, ficam mais legíveis, uma vez que aparecem numa listado lado esquerdo do ecrã.

Use um gráfico de linhas

Para um gráfico de linha, clique em Seleccione Tipo de Gráfico. Desta vez, seleccione Linha e clique na Linha com marcadores de modo a aparecer o subtipo desejado. Clique em Finalizar para ver o aspecto final.

Adicione séries

Adicionar ou remover séries é muito simples. Seleccione as células E2 a E8 (a percentagem de dados e respectivos cabeçalhos), arraste-os e largue-os no gráfico. Os novos dados aparecem agora no interior do gráfico.

Verifique os resultados

Os dados relativos a Percentagem são muito inferiores em termos numéricos relativamente aos outros dados, por isso não aparecem de modo tão claro. Para que tenham uma melhor representação, podemos colocá-los num segundo eixo. Para o fazer, carregue em qualquer linha de modo a ficar seleccionada.

Adicione um eixo

Se não tiver a Percentagem de dados seleccionada, carregue na seta da direita. Agora seleccione Formatar - Série de Dados Seleccionados e clique no separador Eixos. Seleccione a segunda opção de eixos e depois em ok.

Perceba os resultados

Adicionamos um segundo eixo à direita do gráfico e colocamos aí os dados relativos à percentagem. No entanto, consideramos que este gráfico estaria melhor se os números fossem representados como colunas e a percentagem como linhas...

Crie um gráfico com vários elementos

Clique em qualquer linha e depois seleccione Gráfico - Tipo de Gráfico. Na lista de Submenu, opte pela coluna agrupada. Certifique-se de que a opção Aplicar a Selecção está seleccionada e finalize em Ok.

Repita o comando

Pode repetir este comando para as outras duas séries, seleccionando uma linha de cada vez e carregando em F4 (Repetir). Deste modo, repete todos os passos da tarefa de alterar o tipo de uma "série" para Colunas.

Mistura de barras e linhas

Também é possível criar um gráfico com barras e linhas. Neste caso, precisa de múltipos eixos: a parte da linha deste gráfico é representada pelo eixo da direita distante do gráfico e as barras no eixo do fundo.

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário