Comprar em saldos

13-01-2011 14:00

 Os saldos só podem realizar-se entre 7 de Janeiro e 28 de Fevereiro (saldos de Inverno) e entre 7 de Agosto e 30 de Setembro (saldos de Verão) no estabelecimento em que o produto ou produtos são normalmente vendidos; não podem vender-se em saldo artigos propositadamente comprados para esse efeito. Mesmo em saldo, os  artigos com defeito devem ser claramente indicados. Se existir a indicação de que o artigo tem defeito, o consumidor que o compra aceita-o. Se essa indicação não existir, aplica-se a regra das compras normais.

    Podem fazer-se óptimas compras em saldos se se agir com tempo e bom senso. Verifique com antecedência o tipo de artigos de que precisa realmente, quais são os que vale a pena comprar em saldo (peças de vestuário de estilo clássico, roupa de casa, por exemplo) e procure saber que lojas vão saldar aquilo que quer. Não se deixe tentar por pechinchas de que não precisa e de que nem sequer gosta.

    Nunca se esqueça dos seus direitos, ao comprar em saldos, são os mesmos que ao comprar a preço normal, digam o que disserem os cartazes expostos na loja. Os bens devem ter qualidade comerciável, ser adequados ao objectivo a que se destinam e estar em conformidade com a descrição inscrita na embalagem. No caso de ser necessário devolver quaisquer artigos, faça-o rapidamente. Verifique os artigos comprados em saldo logo que chegar a casa. Não os deixe na embalagem durante alguns meses, esperando então que lhos troquem sem hesitar.

    Tenha cuidado com as seguintes expressões que tentam induzir os compradores em erro:

" Não trocamos artigos em saldo. " Isto não é verdade. Se o artigo tiver defeitos, devolva-o e peça que o substituam ou que lhe devolvam o dinheiro, a menos que tivesse sido possível ver logo o defeito na loja ou que o facto de os artigos terem defeito estivesse assinalado, como a lei exige

" Não devolvemos o dinheiro por artigos comprados em saldo. " Não é verdade. Se os artigos tiverem defeito, pode pedir que lhos substituam ou que lhe devolvam o dinheiro. Não é obrigado a aceitar uma nota de crédito para gastar na loja em data posterior.

" Preço a retalho recomendado,25 euros. Nosso preço, 15 euros. " Nos artigos em saldo é obrigatória a indicação do preço anterior e o preço de saldo.