Como escolher ração de qualidade para cães e gatos

01-01-2011 08:00

1ª ração é um dos alimentos mais completos que pode dar ao seu animal de estimação. No entanto,nem todas são de qualidade pois não possuem os nutrientes necessarios.

Tenha em conta os seguintes aspectos na hora da escolha: 

  • Veja os ingredientes: por lei, cada saco ou lata de ração deve conter numa lista os ingredientes em ordem decrescente por peso.Assim,o ingrediente em maior quantidade é o que aparece em primeiro lugar, o segundo ingrediente está em segundo lugar e assim por diante.Escolha rações em que os produtos à base de carne (ovelha, peixe, galinha, carne bovina) estejam colocados primeiro que o milho,trigo,arroz,etc.Essas rações que contem carne ou peixe como base serão superiores em relação as rações a base de vegetais em termos nutricionais para nossos amigos cães e gatos.
  • Observe o seu animal: deverá ver sinais evidentes da falta de nutrientes,tais como: baixo peso, pele seca, irritada e escamada;pelo áspero e falhado e alta produção de fezes ou fezes sem aspecto saudável (moles,por exemplo).Caso estes sinais apareçam após utilizar uma certa ração,é sinal que esta não é adequada.Caso observe que o pelo do animal está brilhante,a pele e as fezes parecem saudáveis e o peso está adequado,é sinal que a ração que escolheu é adequada.
  • As boas rações geralmente não tem corantes para melhorar a aparência e não são promovidas por anúncios duvidosos.
  • De maneira geral, quanto maior o preço melhor é a ração e mais digestíveis são os ingredientes.Não se assuste com isto,pois um animal consumindo uma ração de qualidade, vai precisar de menos quantidade do que se consumir uma ração de baixa qualidade. Se dá mais quantidade de ração barata quer dizer que vai precisar de comprar mais quantidade de ração, logo, poderá não poupar tanto como imagina.

Diana Santos