Batidos de fruta

25-05-2011 17:05

Os batidos de fruta são uma forma saúdavel,deliciosa e muito prática de consumir a dose diária de fruta e leite necessários ao seu bem estar.São especialmente perfeitos para quem não tem por hábito comer fruta diáriamente,pois num só batido,pode concentrar várias peças ao mesmo tempo.
Não existe nenhuma receita "obrigatória" para os fazer.Tudo dependerá dos seus gostos pessoais.No entanto,deixaremos aqui algumas boas indicações:

Ingredientes (1 copo grande)

  • 0,3 litros de leite frio: o batido convém ser servido frio,logo adicionar o leite já frio será uma grande ajuda.Existem pessoas que não gostam ou não podem beber leite.Nesse caso,substitua por água ou leite de soja.
  • Pode optar também por 3 iogurtes frescos.Neste caso,para que o batido não fique tão espesso,acrescente um pouco de água ou mesmo gelo.
  • Outra ideia é misturar leite e iogurte no mesmo batido,fica bastante saboroso,doseando metade de cada,ou como preferir.
  • 300 a 400 gramas de fruta: opte pela fruta que preferir,pode inclusivé misturar várias ou optar só por uma.Deverá descascar a fruta,mesmo no caso de cascas comestíveis,pois poderão não ficar batidas depois.
  • açúcar q.b.: quanto mais doce for a fruta (banana,por ex.) de menos açúcar necessitará,inclusivé pode nem necessitar dele.Neste caso,depende do seu gosto pessoal.Uma boa dica,é bater a fruta e o leite primeiro,provar o batido,e aí sim verificar se necessita ou não de açúcar.Pode optar por adoçante ou mel também.

Ingredientes (opcionais)

  • Bolacha maria: caso pretenda que o seu batido fique mais nutritivo,poderá acrescentar algumas bolachas.
  • cereais
  • Gelado:bolas de gelado também ficarão bastante saborosas no seu batido.
  • aromatizantes: canela num batido de maçã fica extremamente delicioso,por exemplo.Chocolate em pó e baunilha também podem ser boas opções.

A espessura:

Aqui tudo depende do seu gosto pessoal. As quantidades que apresentamos aqui,são apenas indicações. Obviamente,quanto mais fruta levar proporcionalmente ao leite,mais espesso ficará.

Modo de Preparação

Junte todos os ingredientes no batedor,ou coloque tudo num recipiente e bata com a varinha mágica.Bata até que comece a aparecer um pouco de espuma,para que o batido saia bem cremoso.
Caso não o batido não esteja já fresco o suficiente,coloque-o no frigorifico até ficar do seu agrado.

Dica:

No caso de ter usado frutas com pequenas sementes,como morangos ou kiwy,passe o batido num coador antes de servir.

 

 

Diana Santos