Alimentação do cão adulto

19-01-2011 17:00

Um cão adulto alimenta-se 1 a 2 vezes por dia.Caso opte por alimentar só uma vez,deverá ser feita ao final da tarde.Caso opte por duas vezes,deverá optar por primeira mais leve,na parte da manhã,e uma mais substancial ao final da tarde.
A quantidade dependerá da raça e porte do animal (pequeno,grande ou médio).

 

Existem várias opções no que se refere à alimentação canina:
 

  • Ração seca (granulado): a maioria dos veterinários defende que esta é a forma mais adequada de garantir todos os nutrientes necessários à saúde do seu cão.Além disso,tem a vantagem de ser bastante prática para si,não sujando tanto e não exige nenhum tempo de preparação.A única coisa a fazer é adequar a quantidade ao porte do seu animal,o que deve estar indicado na embalagem da própria ração.No entanto,deve-se certificar que escolhe uma ração de qualidade.Existem muitas rações no mercado,mas nem todas satisfazem as necessidades do animal.
  • Ração de carne enlatada: também uma boa maneira de nutrir adequadamente o seu animal.Tem a vantagem de ser bastante deliciosa para o seu animal e também não exigem qualquer preparação da sua parte.A dose,tal como a ração seca,é indicada na embalagem,de acordo com o peso do seu bichinho.No entanto,como possuem corantes e conservantes na sua composição,é melhor que a alimentação dos cães não seja feita exclusivamente por estas.Além disso,também possuem água na sua composição,o que juntamente com os corantes,pode provocar irritações e diarreias.Deverá então,escolher uma raçao de qualidade,para evitar estes problemas.
  • Comida caseira: não estamos a falar de "restos" de alimentos humanos.Esses são absolutamente inadequados,pois os temperos e o sal prejudicam a saúde do cão.Falamos de refeições preparadas por si,especialmente para o seu cão.O factor essencial a ter em conta,é que o cão é um animal carnívoro e estas refeições estão obrigatóriamente condenadas a serem compostas maioritáriamente por carne.No entanto,nem todas as carnes são adequadas.NUNCA DEVE DAR CARNE DE PORCO ao seu cão,por exemplo,pois provoca-lhes alergias e pode fazer que lhe caia o pelo.

Vamos então,elaborar uma lista de alimentos proíbidos e permitidos:


-PODEM comer: carne cozida, peixe cozido, arroz, massa, cenoura, fruta. O requeijão ou queijo fresco podem ser dados moderadamente.
-Podem,mas muito moderadamente: queijo e fiambre,dado como guluseima ou recompensa.
-Abslolutamente PROÍBIDOS: chocolate, todos os produtos que contenham açúcar (bolachas, etc.), enchidos, salgados, conservas, batata, pão, leguminosas (feijão, grão, ervilhas, etc.) e os já referidos anteriormente,restos de alimentos humanos.
Após saber isto,prepare então,carne cozida sem sal (ou com uma quantidade mínima) para o seu cão.Pode juntar perfeitamente massa ou arroz a este preparado,mas,mantenha no entanto,a quantidade de carne em grande maioria.Deixe a pele da carne também,pois é adequado para a saúde do animal.Junte também uma cenoura ralada ao preparo.

  • Mista:pode optar por misturar alguns dos tipos de alimentação acima referidos.O mais aconselhável é misturar a ração seca com a enlatada ou com a comida caseira.Em ambos os casos,misture metade de ração seca,mais metade da comida caseira ou a ração enlatada.

Diana Santos