Alimentação do gato bebé

08-08-2011 08:00

A alimentação de um jovem gato deve ser diferente de um gato adulto,pois estes possuem necessidades diferentes,de acordo com a fase de crescimento:

Até às 4 semanas de vida, o gatinho apenas se alimentará do leite da mãe, pelo que não deve ser retirado dos cuidados desta. Caso o seu gatinho seja um orfão, prepare-se para o ter de alimentar de 3 em 3 horas, ou corre o risco do bebé não sobreviver. A alimentação será feita à base de leite,mas,tenha muita atenção ao seguinte: NUNCA DÊ LEITE DE VACA a um gatinho, ou qualquer outro que os humanos consomem, pois é extremamente prejudicial à sua saúde, podendo inclusive matá-lo. Em vez disso, deverá adquirir um substituto adequado ao leite materno de gata, que existe à venda em lojas de animais ou no veterinário. Deverá adquirir um biberão adequado também.
A partir das 4 semanas até às 8, a sua alimentação tem de ser composta pelo leite materno ou substituto adequado e deverá começar a introduzir gradualmente alimentos sólidos. Não mude a alimentação de forma brusca, ou pode provocar diarreias que podem ser fatais nesta idade. Deverá comparar ração de carne enlatada (é de fácil mastigação), apropriada para gatos bebés. Deverá dar doses muito pequenas, 5 a 6 vezes por dia. Conforme eles vão crescendo, aumente a quantidade de cada dose.
A partir dos 2 meses de idade, acaba a fase da amamentação. A alimentação deverá ser composta por alimentos sólidos. Nesta fase, poderá apresentar-lhe ração granulada e alimetos caseiros (carne cozida) pois já tem dentes suficientemente fortes para mastigar este tipo de alimentos, não necessitando mais se limitar às raçoes de carne enlatada. Aumente a dose gradualmente e diminue a quantidade de vezes. No entanto, até chegar a um ano de idade, deverá optar pelas rações adequados para gatos jovens.

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário