Alimentação do cachorro

18-06-2011 08:00

Se comprar um cachorro a um criador de cães, este indicar-lhe-á com certeza a dieta que deve seguir. Estas dietas são normalmente complicadas, com quatro refeições diárias diferentes. Poderá sem dúvida simplificar muito a sua vida se, durante o desmane, o cachorro for habituado a comer alimentos próprios para cães, à venda no mercado, antes de ganhar gosto pelas refeições especiais.

Consulte o seu veterinário. As regras básicas são as seguintes:

Escolha um alimento seco próprio para cachorros. Os alimentos para cães adultos podem ser demasiado duros para os dentes dos cachorros e causam por vezes problemas no estômago.
A mudança de dieta deverá ser efectuada gradualmente ao longo de 3 ou 4 dias para que o cachorro habitue à nova alimentação.
Dê de comer ao cachorro quatro vezes ao dia - poderá dar-lhe o mesmo alimento todas as refeições se for próprio para cachorros.
Certifique-se que é um alimento completo. Leia as informações na embalagem, pois muitos alimentos de compra requerem misturas.
Os alimentos próprios para cachorros são completos, não necessitando de suplementos, como cálcio ou vitaminas.
O leite de vaca pode causar diarreia. Para beber, o cachorro necessita apenas de água. Tenha sempre uma tigela cheia de água.
Siga as recomendações dos fabricantes de alimentos no que respeita à quantidade a dar. Os cahorros precisam de muita comida para poderem crescer e, a menos que o seu cachorro seja excepcionalmente guloso, é difícil dar comida em excesso a um cachorro muito novo.