Acupunctura

01-01-2011 08:00

Gostaria que lhe espetassem agulhas na pele para aliviar a dor ou de uma doença? Pois pense nisto: todos os anos, milhões de pessoas em todo o Mundo socorrem-se da acupunctura para tratar uma diversidade de males. Em 1997, os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos concluíram que a acupunctura é um tratamento eficaz para náuseas e dores pós-operatórias - potencialmente com menos efeitos colaterais que alternativas mais convencionais.

Como actua

 

Segundo os antiquíssimos princípios da medicina chinesa, a saúdde é determinadapelo fluxo de energia, ou qi (pronuncia-se «tchi»), ao longo de canais específicos do corpo. A inserção de agulhas em determinados pontos precisos destes canais restaura o fluxo de qi e ajuda a cura.

    Alguns especialistas pensam que as agulhas estimulam os sistemas nervosos periférico e central, desencadeando a libertação de vários neutrotransmissores que bloqueiam a dor e podem promover a cura. pode também aliviar dores crónicas e agudas, náuseas, asma e os sintomas de privação associados aos vícios da droga e do álcool (síndroma da abstinência).

Que se passa durante uma sessão?

Uma sessão típica inicia-se por um exame geral. segue-se a inserção de agulhas finísimas de 5 cm de comprimento, feitas habitualmente de aço cirúrgico. a inserção pode fazer-se longe do foco de doença (por exemplo, nos lóbulos das orelhas e nos tornozelos para tratar a asma). A técnica não causa dor significativa, e a maioria das pessoas conta que se sente relaxada durante o tratamento, que pode durar até uma hora.
O técnico pode girar as agulhas ou fazer passar por elas uma corrente eléctrica fraca. podem ser necessários 10 tratamentos patra determinar se a terapia está a produzir efeito.
    A acupunctura não é isenta de riscos, mas os acidentes (como agulhas quebradas ou lesão dos tecido) são extremamente raros.

A escolha do técnico

Em França, o Conselho Nacional da Ordem dos médicos, organismo profissional que rege a deontologia médica, reconhece oficialmente o ensino e o diploma de acupunctura. Desde 1987, só os médicos titulares desse diploma podem intitular-se acupunctores. O diploma é passado depois de um ciclo de estudos de três anos após a licenciatura em Medicina. em Portugal, não há posição oficial da Ordem dos Médicos, apesar de esta ter já solicitado a alguns especialistas na matéria a sua opinião e dados científicos sobre o assunto. Contudo, já há alguns bons especialistas em acupunctura que têm feito um trabalho de grande idoneidade deontológica e científica.

A acupunctura pode ajudar a aliviar:

  • Dores pós operatórias, em especial após a cirurgia dentária
  • Náuseas (incluindo as causadas pela quimioterapia)
  • Cefaleias, especialmente enxaquecas.
  • Dores no pescoço, lombares, mesntruais e dores crónicas em geral.
  • Dores artríticas
  • Asma e bronquite
  • Sintomas de privação associados à dependência do álcool, tabaco e outras substâncias
  • Recuperação de um acidente vascular cerebral

Elisabete Pereira