Quer aprender uma nova linguagem de programação?
Quer aprender uma nova linguagem de programação mas não sabem bem qual? Não não lhe vamos ensinar nenhuma para já, mas vamos aconselha-lo sobre o que ver primeiro.
Html;php;.Net;Visual Basic;Basic;Dark Basic;C;C++; Python; Java;mySQL; e muitas muitas muitas outras numa lista quase infindável de novas e velhas linguagens. Mas afinal, essencialmente para que são?
Em primeiro lugar deve escolher qual o campo a estudar. Por exemplo, se quiser programar para a web convém fazer uns pequeninos e inevitáveis erros de aprendizagem em Html, já que é a linguagem raiz e só depois de dominar, passar para o php e com muito à vontade então os complicadissímos programas em flash. Do mesmo modo se quiser criar aplicações, deve primeiro estudar os primordiais com o Basic (do tempo do Spectrum) e depois as suas versões mais recentes o Dark Basic e o amado/odiado Visual Basic. Depois e só depois poderá tentar o complexo C e C++.
Porque não passar logo directamente para as linguagens mais complexas, perguntarão? A resposta mais lógica e curta será simplesmente para saber o que está a fazer. Pode ver e consultar e copiar código e fica contente quando consegue copiar tudo à risca e funciona, mas a verdade é que não faz a mínima ideia do que está a fazer. É a verdade nua e crua! Poderá ter de ajustar o código, fazer melhorias, querer que se comporte de outra maneira. Ora pois bem, se não sabe o que cada linha, cada função faz, como vai saber como arranjar? Para além de que se aprender as linguagens mais básicas primeiro, poderá até ter ideias para experimentar numa outra linguagem semelhante. E isso pensamos, faz todo o sentido.
Poderá agora surgir uma contra-pergunta que será algo do género: Mas há aqui linguagens que não estão associadas ou eu escolheria de outra ordem. Tem que ser assim? Não. Deve é ter o cuidado para escolher bem qual quer antes de começar porque senão vai acabar perdido em tanta programação.