Lubrificação – Motos 4 Tempos

03-08-2011 08:00

A maioria das motos 4 tempos possuem sistema motor/ transmissão acoplados, onde o lubrificante responsável pela lubrificação do motor também é responsável pela lubrificação do sistema de transmissão / embreagem.
Por isso, o lubrificante deve garantir que uma excelente lubrificação do motor, e ao mesmo tempo ter uma característica de fricção que evite o deslizamento (“patinação”) dos discos de embreagem. Este deslizamento geralmente é provocado pelo uso de produtos com alto nível de aditivação (lubrificantes desenvolvidos para uso em motores de carros de passeio), que trabalham sob diferentes condições.
A recomendação é sempre seguir à recomendação dos fabricantes, pois a mesma realiza longos testes para a definição do produto e trocas recomendadas.
Principais níveis de desempenho solicitados por motos 4 Tempos:
API (SF, SG)
JASO (MA) 

As moto exigem produtos com aditivação específica, pois as características são distintas de outros veículos, como:

  • Altas temperaturas de operação;
  • Grandes variações de temperatura de trabalho;
  • Alta potência específica – aproximadamente 1,5 vezes maior do que a de um carro de passeio;
  • Altas rotações – aproximadamente 2 vezes a de um carro;
  • Reservatórios de óleo menores.

Estas característica resultam em uma condição severa ao lubrificante, por isso, o uso de produtos com aditivação específica e com bases sintéticas (que melhoram a capacidade de lubrificação e a resistência a oxidação do óleo em uso) irão trazer benefícios como o aumento da potência e da vida útil dos componentes lubrificados.

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário