Ligadura de suporte
Depois de tratada uma lesão numa das mãos, num braço ou no tórax, deve fazer-se uma ligadura de suporte para amparar a zona lesada.
Estas ligaduras de suporte são normalmente feitas com um lenço triangular, sendo possível fazer cortando ou dobrando pela diagonal um pano quadrado com 1 m de lado.Estas ligaduras só são eficazes se a vítima puder sentar-se ou ficar de pé.
Diga à vítima que ampare o braço lesado com a mão.Coloque um lenço triangular aberto entre o peito e o antebraço, com a ponta esticada para além do cotovelo do mesmo lado.Passe a extremidade superior do lenço pelo ombro ileso, em volta do pescoço e até à frente do lado lesado.
Passe a extremidade inferior do lenço sobre a mão e o antebraço da vítima e ate-a logo acima da clavícula da vítima.Tenha o cuidado de deixar ficar a mão ligeiramente mais elevada do que o cotovelo.A ligadura deve deixar a descoberto apenas as pontas dos dedos.
Prenda a ponta do lenço junto do cotovelo com um alfinete-de-ama, ou torça-a e meta-a para dentro ou dê-lhe um nó de modo a ficar bem segura.Se o braço tiver sido previamente ligado, verifique se as unhas se apresentam anormalmente azuladas; se for esse o caso, retire a ligadura e aplique-a com mais folga.