Alimentação do gato adulto
Um gato adulto necessita apenas de duas refeições por dia.
Pode optar por:
Ração seca (granulado): tem as vantagens de não sujar tanto e ser mais economica. Costumam ser bastante completas,satisfazendo as necessidades de todos os nutrientes. É considerada a forma mais correcta de alimentar o seu gato. A quantidade deverá ser conforme o peso do gato,o que costuma ser indicado na embalagem, dependendo da marca do produto. Feche bem os sacos após usar, para que o granulado não amoleça e perca qualidade.
Ração de carne enlatada: tem a vantagem de ser mais apetitoso para o seu gato e ser mais fácil de dosear. Deve colocar as latas no frigorifico após abertas, e de preferencia tape-as com papel de aluminio ou pelicula, para evitar que se espanhem "cheiros" pelo frigorifico e para ajudar a preservar a qualidade da ração. Também costumam ser bastante completas a nivel de nutrientes. Mas contém mais corantes e conservantes. Em princípio basta uma lata de 400 gramas por dia para um gato adulto.
Comida caseira: os gatos são animais carnívoros,logo necessitará de uma alimentação à base de carne (cerca de 400 gramas por dia). Pode também dar algum peixe. Separe alguma carne (deixe a pele e a gordura,o seu gato também necessita destas) especialmente para o seu gato e nunca dê restos da nossa alimentação, pois os temperos que usamos nos nossos pratos não são adequados (como a pimenta). Coza ou grelhe com sal (opcional e sem exageros) e corte em pedaços adequados ao tamanho da boca. Pode também acrescentar um pouco de massa ou arroz,e alguns pedaços de legumes,mas desfeitos (provavelmente não irá comer inteiro). Mas nunca esqueça que o gato é carnívoro,logo,a dose destes deve ser mínima,comparando com a carne.A maior vantagem deste tipo de alimentação é ser mais natural,e a mais apetitosa de todas. No entanto,exige tempo de preparação e é mais difícil controlar se possui todos os nutrientes necessários. Só um aviso: o peixe cozido costuma deixar os gatos com um péssimo hálito.
Mista: Pode optar por todas as opções acima descritas,misturando-as.Por exemplo,pode misturar a ração granulada com a ração em lata,ou mesmo com a comida caseira.Use a imaginação.A vantagem é que o gato não se habitua extremamente a um tipo de alimentação,podendo optar mais facilmente por uma das descritas acima,e ficará satisfeito com a variedade.
Entretanto,tenha o seguinte em conta: um gato habituado a comida caseira,raramente irá comer ração granulada de um dia para o outro,o mais certo é regeitar.O melhor é decidir desde o inicio que tipo de alimentação lhe pretende dar.
Tenha também em conta o peso do animal.Caso este lhe pareça em demasia ou em falta,diminua ou acrescente a dose de comida,conforme o caso,mantendo no entanto,o número de refeições( duas por dia).
Existem também no mercado uma grande variedade de snacks para mimar o seu bichano ao longo do dia.No entanto,não deve exagerar na dose que lhe dá.Caso pretenda lhe dar leite de vaca,desista,pois é prejudicial à saúde do gato.Em vez disso,dê leite apropriado para gatos,que existem à venda no mercado.
E nunca se esqueça de manter sempre à disposição do seu gato,um recipiente com água limpa e fresca